No quarto episódio da série Headspace Meditação Guiada, Andy Puddicombe nos conduz à uma reflexão sobre como podemos lidar com a sensação de estresse. Não é novidade para ninguém que estar o tempo todo correndo e agitado, gerando assim ansiedade e estresse, afinal estamos sendo bombardeados o tempo todo para dar conta de mais e mais coisas ao mesmo tempo. Nos momentos que deveriam ser de relaxamento, não conseguimos de fato nos desligar por que estamos com nossa mente super agitada. Então neste episódio aprendemos uma técnica para fazer algo quando nos sentimos demasiadamente esgotados e/ou acelerados.
O estresse vem de dentro e surge a partir da forma como estamos lidando com nossa vida e com o jeito que estamos lidando com nossa mente. Para conseguir reduzir o estresse, precisamos mudar o padrão de como nos relacionamos com nossas emoções e sentimentos, e modificar os comportamentos que estamos tendo que nos levam a agitar e acelerar mais as coisas. Acabamos aprendendo e entendendo um único padrão de comportamento e acreditamos que somente este seja o meio correto, mas ao aprendermos a identificar nossos pensamentos, classificar e reorganizar as ações, conseguiremos aprender novas formas de se relacionar com as situações da vida.
O estresse e a ansiedade fazem parte da nossa vida, como já contei em um texto anterior, mas quando passamos a nos relacionar de maneira a se sentir esgotado, é um problema, pois esses sentimentos geram impactos negativos com aquilo que vivenciamos na nossa vida. Como maneira de se “proteger” tentamos evitar esses pensamentos, mas isso não resolve. Então, aprender a desenvolver uma perspectiva diferente sobre estes sentimentos é fundamental.
O exemplo apresentado por Andy é bastante ilustrativo e interessante! Ele relaciona o aprender a surfar com a habilidade de aprender a conviver melhor com nossas emoções. Já que no mar calmo (emoções positivas e calmas) é mais fácil de surfar. Em outros dias de mar agitado (emoções negativas e aceleradas) temos mais dificuldade para surfar. Como não há maneira de controlar a força da natureza para determinar quando estará calmo ou quando estará agitado, precisamos passar bastante tempo no mar para entender e conhecer melhor as condições para surfar. Assim também em nossa vida, quanto mais mergulhamos em nosso autoconhecimento, melhor saberemos lidar com as ondas de emoções, tanto as fáceis quanto as difíceis!
Precisamos entender de uma vez por todas que não conseguimos eliminar os pensamentos e sentimentos estressantes em nossa vida, mas podemos aprender a melhorar a maneira como lidamos com eles. E através da técnica de meditação chamada Percepção, poderemos identificar e registrar os pensamentos e sentimentos que estão nos tirando do foco. Isso pode acontecer dentro do exercício de meditação e ser ampliado para todas as atividades do dia. Envolve uma anotação que ajuda a identificar a natureza da distração (pensamento/ sensação) e voltar ao objeto de foco. “Anotar a distração” quando nos perdemos em nossos pensamentos, com isso percebemos que não somos os nossos pensamentos.
Compartilhando a minha experiência: já realizei algumas vezes essa técnica proposta e sempre percebi minha mente divagando muito, muito e muito. E ao fazer desta vez, para me sentir mais conectada em escrever este texto, notei que minha mente divagou muito menos. Me ancorei bastante na orientação de contar as respirações, e senti que valeu a pena.
Ser menos críticos e menos julgadores, nos ajuda a ficar menos estressados. Quando sentir que sua mente está acelerando, primeiramente reconheça, identifique e depois volte ao que estiver fazendo. Não existem milagres para solucionar estas questões, existem ações e empenho para modificar. Por mais difícil que pareça, você não perde nada em tentar! Faça sua experiência e depois compartilhe com quem você confia. Perceba que existem mais pessoas tentando conviver bem com as emoções negativas da vida, você não é o único e poder compartilhar suas tentativas só fará com que mais pessoas se animem e se sintam mais confiantes em tentar também! E se quiser auxílio nesse processo, conte comigo também.
Até!