Como deixar o estresse de lado na hora de dormir? Sempre temos pensamentos e estresse nos atrapalhando na hora de dormir ou outras pessoas que por vezes acordam no meio da noite (EU!) e se envolvem em milhões de pensamentos sobre as coisas do dia. Por vezes eu digo que quando isso acontece, tenho vontade de levantar da cama e ir resolver todas as coisas, mas o problema é que muitas delas não podem ser resolvidas no meio da madrugada!!
No quarto episódio da série Guia para dormir melhor do Headspace, o tema estresse é muito bem explicado e a solução mais imediata para lidar com isso para a hora de dormir é a atenção plena. O grande lance é que Atenção Plena não é algo mágico que acontece em uma noite de tentativa, ela precisa ser treinada inclusive durante o dia, para que ao chegar à noite você consiga estar mais tranquilo e relaxado.
Já escrevi diversos textos sobre Atenção Plena aqui, mas se quiser saber mais, leia o texto clicando aqui!
Já sabemos que o estresse é algo que faz parte da nossa vida moderna. Estar sempre correndo, agitados, resolvendo coisas, produzindo, é algo muito bem visto pela nossa sociedade, o que não é de todo ruim. O problema é não saber como e quando parar! Nosso corpo é muito inteligente e nos sinaliza o momento que precisamos parar, afinal ele regula nosso estado de sono e vigília feito uma balança, quando um aumenta o outro diminui. Ou seja, quando dormimos bem, acordamos com nosso estado de vigília completamente abastecido e ao longo do dia ele vai diminuindo e o estado do sono vai aumentando.
Quando ficamos sob controle do nosso estresse, nosso cérebro entende que precisa ficar preparado para “lutar ou fugir” e libera cortisol e adrenalina, pronto para enfrentar alguma ameaça, e a mente fica em atenção extrema. Está certo que esta resposta do nosso organismo foi importante para nos proteger e nos auxiliar na evolução da espécie. Mas quando estamos em nossa cama em nossa casa não precisaríamos ficar tão em alerta assim!
A solução apresentada é focar nas atividades durante o dia, passar um tempo ao ar livre, contato com a natureza ajuda a diminuir o cortisol e aumenta o bem estar emocional. Fazer exercício físico também ajuda a diminuir o estresse, cuidar do espaço de dormir, fazer o ritual do sono e deixar o seu local bem agradável. Se perder o sono, evite ficar “fritando na cama”, levante, mantenha pouca luz, leia ou escute uma música calma. Fazer exercícios de respiração e meditação de atenção plena ajudam a treinar o corpo a relaxar pois aprendemos como lidar com nossos pensamentos e sentimentos, incluindo a sensação de estresse.