Meu Blog

Aprender é sempre bom!

Manter-se em constante aprendizado é algo muito bom. Seja uma matéria na escola, um curso novo, uma habilidade nova, não importa! O importante é estar sempre disposto  ao aprendizado. E para isso não importa qual idade você tem, pois enquanto estamos vivos, nosso cérebro está constantemente fazendo novas ligações neuronais e criando novas memórias. Portanto, manter seu cérebro estimulado é uma maneira interessante de se manter bem! Claro que as crianças aprendem de maneira até mais rápida, afinal estão com as conexões cerebrais fervilhando por novidades! Mas isso não significa que pessoas de mais idade também não possam aprender coisas novas.

Quando nos permitimos estar envolvidos com novas atividades que possam gerar novos aprendizados de forma atrativa e que nos despertam interesse, curiosidade e sensibilidade, sentimos prazer e alegria. E neste texto não estou focando em questões de aprendizado formal, que sim, é muito importante para nosso desenvolvimento, mas poder manter nosso cérebro sempre estimulado por novos desejos de aprendizados. Movidos pelas energias do início do ano, ainda está em tempo de pensar sobre novas coisas que você deseja aprender, ou somente melhorar suas habilidades que estão esquecidas pelo desuso. Para isso algumas dicas podem ser úteis:

  • Pense no que você gosta: mergulhar dentro de si e encontrar aquilo que te satisfaz e te dá prazer. Algo que instigue você a caminhar na direção daquele aprendizado.
  • Não se compare: ao iniciar uma nova atividade, busque sempre informações, mas evite as comparações com pessoas que já estavam ali há mais tempo que você, não se esqueça que o aprendizado é individual!
  • Errar faz parte: aceite que erros, falhas e desafios, estarão no meio do caminho nesse percurso. Não adianta criarmos a fantasia de que eles não existirão. Vamos encarar a realidade, eles estarão ali e vamos usá-los para corrigir rotas e não entendê-los somente como fracasso.
  • Não perca de foco o que te levou a começar tudo isso: Quando iniciamos algo motivados internamente por aquilo que de fato desejamos, e fazemos isso baseado em nossos valores, devemos nos recordar sempre o que nos levou até ali.
  • Comece sempre pelo mais simples: não adianta querer começar com coisas super complexas logo de cara, isso só aumentará a frustração caso não consiga e terá mais dificuldade em prosseguir.

Mesmo para quem está com a rotina toda tomada de afazeres já enraizados, poder incluir uma nova atividade, pequena que seja, estimulando um novo aprendizado, pode ser muito motivador para sair do automatismo da vida. Rotinas são boas, e nos ajudam até na redução da ansiedade, pois nos dão uma certa previsibilidade. Mas tê-las de forma enrijecida, nos limita e impede de viver novas experiências e sensações. Portanto, o equilíbrio entre elas é sempre bem vindo!

Se permita viver essas sensações e descubra o quanto ainda existe de habilidades a serem desfrutadas por você, e quem sabe, por aqueles que te rodeiam. Pois se sua habilidade for de criar coisas compartilhadas, como cozinhar, muita gente pode se beneficiar!

Sinta o movimento da vida, e esteja aberta (o) a este movimento! Poder aprender algo novo nos dá vida nova!

Eu tenho minha lista de coisas que ainda quero aprender até o fim da vida! Cada coisa há seu tempo! Se quiser, compartilhe sua lista de desejos de aprendizados comigo! Vou adorar partilhar destes sentimentos contigo!

Bons aprendizados pra você!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!