Você já deve ter notado que existem diferentes tipos de pessoas e que cada uma tem uma maneira diferente de se comunicar e se expressar. Existem aqueles que são mais calados, falam pouco e se expressam mais com o corpo. Ou aqueles que falam muito, por vezes até de forma explosiva e de maneira agressiva. E tem aqueles que acreditam que estão se comunicando claramente e se expressando corretamente, mas que ainda assim não atingem seus objetivos de comunicação com seus ouvintes.
De fato, se comunicar verbalmente é algo restrito aos seres humanos e como isso pode trazer tantos desafios e não ser tão fácil quanto imaginamos. Hoje em dia, existem muitos estudos sobre as diferentes formas de se comunicar, e existem muitos profissionais dedicados a ensinar as pessoas a realizar esta comunicação de forma mais adequada e assertiva. Se você é uma destas pessoas que têm tido dificuldades este texto e o da semana que vem poderão te ajudar!
Um grande segredo para uma boa comunicação não começa na fala, mas sim na escuta! Ser um bom ouvinte é algo fundamental para realizar uma comunicação mais efetiva, pois só ouvindo bem você saberá o que e como falar! Nossas interpretações sobre o que estamos ouvindo terão grande impacto na forma como vamos falar e nos expressar. Mas lembrando que ouvir não significa somente deixar as palavras entrar, mas dar significado a elas e perceber o que a pessoa está querendo de fato dizer. Enfim, para conseguir ser um bom ouvinte, é necessário fazer o exercício da empatia, tentando realmente se aproximar de quem está falando, podendo notar melhor quais as motivações, desejos e expectativas dele.
Outro detalhe importante está ligado à percepção da comunicação não verbal, ou seja, tudo o que está sendo dito sem o uso de palavras. Como está a postura corporal, as expressões faciais, contato visual e a gesticulação enquanto se está falando. Nosso corpo precisa falar junto com nossas palavras! Se não cuidarmos deste ponto, nosso corpo pode estar contradizendo aquilo que nossa boca está falando!
Mesmo com todas as dificuldades que se pode ter na comunicação, cada ponto apresentado aqui é passível de treinamento e com isso fazer com que você consiga melhorar e desenvolver este ponto das suas relações. Claro que não é fácil, mas a persistência e a dedicação podem ser nossos aliados neste processo. Notar onde estão suas maiores dificuldades e o quanto de sofrimento isso gera em sua vida, reconhecer o que pode ser mudado com humildade e se engajar no treino para a mudança!
Desejo que você possa se sentir motivado a buscar sua evolução neste caminho, pois um mundo com pessoas com comunicação mais efetiva e menos agressiva podem fazer maravilhas! Eu noto que a cada dia tento evoluir mais na melhora da minha comunicação. Ela ainda está longe de ser a ideal, mas me sentir caminhando na direção de algo que acredito me ajuda a seguir na estrada! Siga você também, e se desejar, conte comigo para esse processo!