Sonhos… ah, que delícia sonhar!
Eu muitas vezes gosto até de sonhar acordada! Mas nem sempre as noites são de bons sonhos. Algumas pessoas lembram, outras não, mas o que é certo é que todas as pessoas sonham várias vezes na noite!
Em um episódio da série Headspace Guia para dormir melhor, eles desvendam alguns mitos e apresentam curiosidades sobre o mundo dos sonhos. Um tema tão interessante que sempre estão me questionando por aí sobre analisar o sonho. Em um contexto recortado, um sonho pode não significar nada, mas dentro de um contexto, o sonho pode ser ligado às sensações e emoções vividas pela pessoa. Não sou dessas de que sonhar com uma faca significa que alguém vai morrer ou coisa assim!
Quando dormimos passamos por um estágio do sono chamado REM (sigla em inglês para Movimento Rápido dos Olhos), e se dormirmos em média 8h, podemos passar por este estágio de 4 à 5 vezes à noite. Durante o sono, o córtex pré-frontal, parte responsável pela racionalidade, fica desativado, e acaba não reconhecendo o que é real e o que não é, por isso sonhamos com coisas muitas vezes absurdas! Outra curiosidade interessante é que quando sonhamos, o cérebro paralisa os músculos dos braços e pernas, assim não saímos encenando o que estamos sonhando.
Todos nós também temos o micro despertar no meio da noite, algumas pessoas percebem isso (como eu), e outras nem percebem. Muitas vezes acabo perdendo um pouco o sono durante um micro despertar, e por muitas vezes minha salvação para voltar a dormir é colocar uma meditação guiada ou história de dormir de um aplicativo que uso.
Pessoas que têm muitos pesadelos podem se sentir incomodadas, afinal quem nunca acordou com o coração acelerado por ter se assustado durante um pesadelo? Mas uma maneira interessante de cuidar disso é apresentada neste episódio que se chama Terapia de ensaio de imagens, que consiste em escolher um pesadelo recorrente e dar um ar mais positivo nele ao longo do dia. O segredo dessa técnica é a repetição da resolução.
Para finalizar o episódio, conta sobre o sonho lúcido e de como ele pode ajudar a reduzir ansiedade e aumentar a criatividade, mas poucas pessoas conseguem vivenciar essa experiência, de sonhar e dentro do sonho notar que está sonhando, parece estranho, mas sim, isso já aconteceu comigo! Estudos têm mostrado que pessoas que praticam meditação com foco em atenção plena conseguem ter esses sonhos mais vezes. De fato, quem consegue vivenciar a experiência de atenção plena ao longo do dia tem efeitos benéficos em vários aspectos da vida (como já comentei anteriormente em outros textos por aqui), mas neste especificamente posso dizer que cuidar desta habilidade pode ajudar a aumentar à qualidade do sono e até à qualidade dos sonhos!!!
Espero que este texto te estimule a ter bons sonhos!