Meu Blog

Mindfulness x Multitarefas: Qual devo ser?

Sempre me senti bem em conseguir fazer várias coisas ao mesmo tempo, e de certo modo me senti muito estimulada a ser assim, já que somos bombardeados sempre com a ideia de que temos que produzir muito e para isso temos que fazer várias coisas. Mas com o passar do tempo venho sentindo cada vez mais dificuldade com isso, fico com o cérebro altamente cansado em pouquíssimo tempo. Com o aprofundamento dos estudos em mindfulness estou cada vez menos disposta a fazer várias coisas ao mesmo tempo. Isso não significa que eu não esteja sempre envolvida com alguma atividade e por vezes sou até chamada à atenção para parar um pouco, mas hoje em dia me dedico a uma coisa de cada vez.

A cultura moderna nos estimula para que sejamos assim, e como resultado temos visto pessoas prosperarem sim, mas também muito agitadas e afobadas. A neurociência comprovou que mudanças rápidas de foco nos deixam assim, aumentando nossa ansiedade. Por isso tanta gente tem percebido em seus exames de rotina um aumento no “hormônio do stress”, o cortisol e adrenalina. Mesmo com os trabalhos em home office, muitas pessoas têm achado estranho esse resultado elevado, afinal acham que estando em casa, estariam livres disso. Que nada! Com o aumento destes hormônios, nosso cérebro fica superestimulado e nossos pensamentos tumultuados, consequentemente mais ansiosos.

Mas o que ocorre quando as pessoas multitarefas se sentem sobrecarregadas? Por que queremos fazer tantas coisas ao mesmo tempo? O que fazer quando nosso dia a dia exige a realização de tarefas simultâneas? Vemos pessoas exaustas, cometendo erros em coisas consideradas simples, perda de produtividade e dificuldade para conseguir se desligar para poder dormir. Esse acúmulo de tarefas está ligado à autocobrança e também à uma falta de planejamento, gerando além da ansiedade, a frustração e a desmotivação.

Se isso está acontecendo pode ser por acúmulo de responsabilidades ou por uma gestão não muito boa de suas habilidades de execução. E tudo bem ser assim em algumas poucas situações da vida, mas certamente isso irá te distanciar de uma vida com mais atenção plena. Esse comportamento pode ser mantido quando realizamos atividades rotineiras que não exigem concentração, reflexão ou atenção a outras tarefas. Cuide para não fazer tarefas em que uma pode comprometer o resultado da outra.

Aí você pode me perguntar: Ok. Mas como ser uma pessoa multitarefas e também estar praticando mindfulness? É possível fazer um revezamento entre os dois momentos. Tudo é uma questão de escolha! Você é quem escolhe onde deseja focar sua atenção a cada momento. Embora não seja um processo fácil, mas com treino conseguimos direcionar os pensamentos que nos invadem para estar somente onde queremos estar!

Com esses treinos você acaba se tornando uma pessoa mais focada. Por mais que você já tenha se convencido de que é mais saudável ser mais focado, essa não é uma tarefa tão simples, pois nosso cérebro aprendeu rapidamente ser receptivo a novidades, e com isso ficamos “viciados” na mudança de foco. Tome como exemplo aquela olhadinha nas mensagens no meio de uma reunião em que o assunto passou a ficar chato! Ou seja, nosso cérebro criou um mecanismo neurológico de recompensa para ir em busca de novos estímulos, e com isso rola uma descarga de hormônios de bem-estar. Com as práticas de mindfulness conseguimos treinar, fortalecer e educar nossa mente para evitar as distrações. Estar presente com alta concentração e presença no contexto, no momento e na atividade que estamos realizando.

E o que fazer com os pensamentos que invadem nossa cabeça a todo momento? Uma das atitudes que pode ajudar é não interagir com estes pensamentos, e treinar ser um mero observador deles e só interagir quando eles estiverem ligados à tarefa que vocês está realizando. Eu costumo dizer para mim: “isso não é para agora!”

Enfim, ser multitarefas não é errado, mas tem lá suas consequências! Se você está em busca de uma vida mais leve e plena, precisa identificar o que é mais importante para poder se dedicar a isso e se ser multitarefas não te leva nessa direção, então reveja suas ações. Ser uma pessoa mais focada não será o mais fácil, mas certamente te levará na direção da vida que você está buscando com mais qualidade!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!