Meu Blog

O casal se torna uma família

A chegada do primeiro filho significa a inauguração de uma família, que é um sistema complexo de relações, onde cada membro exerce seu papel familiar por meio de uma interdependência de 3 gerações: a própria, a que gerou e a que gerou nossos pais. E todos os pais de primeira viagem, iniciarão um processo desafiador.

 Desprovidos de qualquer informação que seja uma verdade absoluta, encontra-se com um bebe no colo. Terão que conhece-lo, saber porque chora, quando tem fome e sono, pois nem tudo é instintivo como fala nos livros certo?!

Quando uma família se forma é imprescindível refazer acordos, mas é também importante dar tempo para que as mudanças se estabeleçam. O que posso afirmar a vocês é que na formação dessa nova parte do nosso ser, conta muito a nossa experiencia como filhos, sim! e vcs vão entender o que eu quero dizer,  Quem nunca disse: “ eu apanhei minha vida inteira, isso eu não vou fazer com meu filho ou eu tinha horário pra comer, pra dormir, pra brincar e vai ser assim com meu filho também !

Em certos aspectos , sonhamos em ser totalmente diferentes de nossos pais, tentando fazer com o filho o contrário de tudo aquilo que sentimos como errado em nossa criação ou querendo dar a ele tudo aquilo que não recebemos ; por sua vez se achamos correto o modo pelo o qual fomos educados; nos sentiremos tentados a repetir literalmente tudo o que nossos pais fizeram.

E é aí o grande desafio, uma mulher e um homem, com histórias diferentes, terão que combinar suas diferenças e semelhanças para criar essa nova pessoa, geneticamente diferente deles, criada em outra época e em outras condições.

Então de que maneira fazer isso de forma mais harmônica possível?

Primeiramente entendendo que estamos em contexto histórico diferente, ou seja, uma época muito diferente da que fomos criados e que ambos estão juntos formando essa nova família, essa família que é você,  seu esposo (a) e seu filho,  e com disponibilidade de tempo e energia em dialogar, respeitando as diferentes formas de pensar e agir de acordo com o que cada um aprendeu ao longo da sua vida, preservando aquilo que estabelecerem juntos o que é bom levar e repetir do aprendizado com sua família de origem para a criação do seu filho. Assim, conseguirão estabelecer harmonia e parceria nessa nova jornada.

Entender esse conceito de família fez toda a diferença na minha vida com o nascimento das minhas gêmeas e sem dúvida no meu casamento, pois nos fortalecemos enquanto casal e juntos superamos todas as dificuldades dessa fase da vida.

Deixo meu carinho a vocês e minha gratidão imensa á Marina, minha querida amiga, pela oportunidade de contribuir !

Fernanda Ligeiro Idalgo

Psicóloga, especialista em relacionamento após a chegada dos filhos.

CRP: 06/122426

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!