Você conhece a diferença entre solitude e solidão?
Por falta de conhecimento acabamos não entendendo e julgando de maneira equivocada aqueles que já se beneficiam dos momentos de solitude.
Solidão é um sentimento de tristeza por não ter ninguém, é a sensação de estar só. Já a solitude é a capacidade de escolher estar sozinho, é um isolamento voluntário e com ele é possível entrar em contato com pensamentos e sentimentos.
Muito buscada por artistas, por entenderem que nestes momentos a criatividade seja mais estimulada. Mas não precisamos ser grandes artistas para poder sentir os benefícios de escolher ficar alguns momentos sozinhos.
Na atualidade viver estes momentos não é nada fácil, nem só por conta de rotinas corridas ou cobranças de produtividade impostas pela sociedade, mas estar em conectado com nossos celulares nas mídias sociais nos impede de estar de fato sozinhos. Mesmo que você esteja sozinho em algum lugar, se ficar totalmente conectado com as pessoas através do celular, isso não é vivenciar um momento de solitude! Afinal vc não estará só em contato com você, seus pensamentos e sentimentos, estará envolvido com a conversa ou com os pensamentos e sentimentos daquilo que você está vendo.
Outro ponto que nos impede de estar em momentos assim são os nossos medos de entrar em contato com nossas emoções. Nossa dificuldade em aceitar o que vivenciamos e sentimos acaba nos levando a querer nos afastar de nós mesmos. Temos dificuldade em nos colocar vulneráveis para poder sentir, então acabamos evitando de vivenciar momentos assim.
Claro que em uma vida com casa, marido, filhos e trabalho viver momentos de solitude não são constantes, mas hoje em dia são programados conscientemente pois através destes momentos consigo recarregar as energias e estar mais atenta a vida em volta! Nem sempre precisamos de grandes coisas ou eventos para poder nos presentear com esses momentos. Se soubermos caminhar na direção daquilo que nos faz sentido, um banho e uma horinha sozinha em casa dedicada somente a você e não aos afazeres ou celular pode ser revigorante!
Não que os homens não possam, mas uma atenção maior precisa ser dada às mães nesse assunto, principalmente quando os filhos são pequenos. A rotina com bebês é exaustiva, se o bebê mama no peito, mais ainda! Essa criança exige cuidados constantes e a presença da mãe é muito requisitada. Nem sempre a rede de apoio consegue estar atenta à necessidade dela estar em algum momento sozinha com seus pensamentos. E aquelas que por vezes conseguem são julgadas por não estar cuidando da criança naquele momento!
Momentos de solitude são consideradas ações de autocuidado tanto quanto estar em terapia, encontro com amigos, atividade física e outros. Ou seja, também é cuidar da sua saúde mental!
Se você se incomoda em estar sozinha (o) em alguns momentos, te convido a viver essa experiência e notar o que ela produz em você. Deixe vir os sentimentos, note como como você fica estando somente na sua presença e com seus sentimentos e pensamentos. Mostre à solitude que ela pode sim ser bem vinda e faça bom uso dela!
*Texto produzido durante um momento programado de solitude!