Meu Blog

Um, dois, três carneirinhos… A dificuldade em ter um sono de qualidade na atualidade.

Seguindo a onda do tema do texto anterior, vamos pensar sobre o uso das tecnologias e os impactos disso no sono.

Levante a mão quem dá aquela olhadinha no celular antes de dormir? E quem, por algum motivo, perdeu o sono no meio da madrugada e recorreu à tela do celular como tentativa de voltar a dormir?

Que a tecnologia veio para revolucionar nossa era, ninguém tem dúvida! De que através dela temos muitos e muitos benefícios de comunicação e informação, também não temos dúvida! Mas o uso excessivo e inadequado pode trazer sim prejuízos! Precisamos pensar qual a melhor forma de usar!

Nossas atividades ao longo do dia tem impacto direto na qualidade de nosso sono, portanto para conseguir uma noite bem dormida é necessário estar atento para diversos pontos que vão desde de evitar o consumo de cafeína à partir de certo horário, cuidado com a alimentação (principalmente antes de dormir), criar hábitos e rotinas (inclusive reduzir o tempo de exposição às telas), até criar um ambiente favorável ao sono.

Aproveito aqui para te convidar para assistir à série “Guia para dormir melhor” na Netflix, baseada em práticas de meditação do Headspace, mas com informações bem interessantes sobre o sono e a qualidade do sono antes de guiar para um exercício prático de meditação.  Vou compartilhar aqui as informações mais relevantes, no meu ponto de vista e da minha opinião sobre essa série. Diferente da frase gatilho do primeiro episódio (“Uma série em que torcemos para que você durma antes do final”), espero que você leia o texto até o final e se sinta estimulado a realizar modificações para se proporcionar uma noite de sono melhor!

Adorei esta série por quebrar mitos e trazer dicas bem práticas para tentar encontrar o seu padrão ideal de sono, sem contar com o exercício no final que quase nunca chego a completar. Inclusive uso essa série como calmante para meus filhos também, e na semana passada, depois de passar alguns dias sem fazer nenhum exercício relaxante com minha filha mais velha antes de dormir, ela mesma me pediu para colocar essa série para ajudá-la a pegar no sono!

Logo de cara no primeiro episódio o mito das 8 horas de sono já é quebrado! Na verdade, existe uma média de 7 a 9 horas de sono para adultos que varia de pessoa para pessoa e vai se modificando ao longo das fases da vida. Outro mito quebrado é de que conseguimos compensar uma semana ruim de sono com um final de semana bem dormido… E na verdade não é bem assim. O uso do álcool, cafeína e prática de atividades físicas à noite, o que você sabe sobre isso? Neste episódio também ocorre a explicação correta para estes pontos.

Em todos os episódios da série uma prática de meditação é proposta, e todas elas baseadas no conceito de atenção plena (que eu já contei em outros textos por aqui). Já se tem cientificamente comprovado que a meditação acalma o sistema nervoso e as respirações profundas trazem a sensação de paz e serenidade, sem contar que só de ficar olhando para a imagem da prática já é bastante relaxante, toda em tons azuis e com movimentação lenta.

Enfim, não existe somente uma técnica para ajudar a ter uma noite de sono melhor, mas um conjunto de coisas que precisamos adequar à nossa vida e certamente o uso excessivo de telas não faz parte disso! Precisamos aprender qual é o nosso ideal de sono e nos colocar em novas rotinas

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!